Vitória, Belém e Recife ganham domínio .br personalizado
June 16, 2017

A cada ano cresce o número de negócios online no Brasil, movimento que segue na contramão das lojas físicas, que vêm apresentando retração devido à crise no país. Segundo a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, entre 2015 e 2016 o crescimento de lojas online foi de 21,52%.
Se assim como milhares de brasileiros, você também planeja abrir um negócio online, saiba que este é um segmento que continua promissor. O faturamento do e-commerce brasileiro deverá crescer até 15% em 2017, segundo pesquisa do Ebit.
Mas para vender online, qual plataforma é mais indicada: site ou loja virtual? Na maioria das vezes a loja virtual é a melhor solução, mas isso não significa que você não possa realizar vendas através de um site. Na verdade, em algumas situações ela é até recomendada.
Neste artigo você vai saber o que é preciso para vender pela internet, quais as diferenças entre as soluções e o que usar para criar o seu negócio online: site ou loja virtual. Vamos lá?

 

O que é um site?

O termo site possui uma definição abrangente que costuma incluir diversos tipos de página na internet, por isso aqui vou me referir apenas ao site institucional.
O site institucional é usado por empresas, profissionais liberais e autônomos como forma de apresentação dos seus negócios ou serviços. Ele pode ser bem simples e servir como uma versão online do cartão de visitas ou ser mais completo e informativo, permitindo até mesmo realizar vendas.

Os sites institucionais variam muito entre si, mas existe uma estrutura básica de páginas que costuma estar presente em todos eles:

  • Página inicial (Home) – é a página principal de um site, que funciona como uma vitrine e incentiva o usuário a navegar nas páginas.
  • Sobre – página que traz informações sobre a empresa ou o profissional.
  • Produtos/serviços – página que apresenta os produtos ou serviços oferecidos.
  • Contato – página que exibe as formas de contato, como endereço, telefone, e-mail e mapa. Também pode conter um formulário de contato.

Um site pode ter muitas outras páginas, como blog, equipe, clientes, portfólio e claro, uma página de vendas, como veremos a seguir.

 

Quando vender através de um site

Para realizar vendas pela internet não é obrigatório ter uma loja virtual. Dependendo do tipo de produto ou serviço que você vende, é possível fazer isso através de um site.
Algumas situações que podem se encaixar neste modelo de venda online:

  • Quando você vende apenas um produto ou serviço;
  • Quando possui um negócio pequeno e a venda online é apenas um complemento;
  • Quando o volume de vendas é reduzido e não é necessário um sistema de e-commerce para gerenciar pedidos, clientes e estoques; ou
  • Quando seu site não realiza vendas, mas recebe doações.

Para exemplificar, veja alguns negócios que poderiam vender através de um site:

  • Um profissional que vende um produto digital, como um curso;
  • Um professor particular que agende aulas pelo site;
  • Um artesão que queira expor e vender suas artes pela internet; ou
  • Uma instituição sem fins lucrativos que aceite doações.

 

Soluções para vender com um site

É possível realizar vendas em um site de diversas maneiras. Uma delas é usando um módulo de e-commerce, que adiciona a loja como uma das páginas do site. Em criadores de sites, como o Wix, ele é um recurso opcional (Wix Stores) e permite uma série de configurações. Nele também é possível criar uma loja virtual padrão.

Quem tem um site no WordPress pode contar com o WooCommerce, plugin gratuito e criado exclusivamente para esta ferramenta. Atualmente é a plataforma de e-commerce mais popular do Brasil e do mundo.

E por último, quem deseja fazer algo extremamente simples pode inserir um botão de compra, como o do PayPal ou do PagSeguro. Ele é compatível com a maioria das plataformas e permite que a venda seja feita de forma segura e fácil.

É importante saber que alguns recursos são necessários para que você venda pela internet, independentemente de usar um site ou loja virtual. São eles: domínio, hospedagem, SSL e gateway de pagamento.
Domínio é o seu endereço na internet, como www.sualoja.com.br, e hospedagem é o servidor onde ele fica armazenado e que o torna disponível na internet. Ambos são necessários, mesmo que você não faça nenhuma venda online.
O certificado SSL, por sua vez, é recomendado em sites e imprescindível em lojas virtuais. É ele que garante a segurança das transações, ao criptografar as informações que estão sendo trocadas no site ou loja virtual.
Por fim, o gateway de pagamento é o sistema que irá permitir que você receba pagamentos pela internet, por meios como boleto, cartão de crédito, débito e transferência bancária. Para isso é possível utilizar intermediadores de pagamento, como PayPal, PagSeguro, MercadoPago e outros, ou integrar sua loja diretamente com os meios de pagamento (bancos e bandeiras de cartão de crédito, por exemplo).

 

O que é uma loja virtual?

Loja virtual é um tipo de site voltado exclusivamente para a venda de produtos e serviços pela internet. Sua estrutura é criada com essa finalidade e por isso ela tem características bem específicas.
Uma delas é a página inicial, que neste caso costuma ser uma vitrine de promoções e produtos, com imagens e textos atraentes e comerciais. As páginas internas também seguem uma estrutura de e-commerce, com navegação por categorias, subcategorias e filtros. Essa organização varia conforme a loja, mas o objetivo é sempre o mesmo: ajudar o usuário a encontrar o que busca.

Um e-commerce conta ainda com um sistema de gerenciamento, que inclui:

  • Gestão de clientes e pedidos;
  • Cadastro de produtos;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Promoções e cupons de desconto;
  • Configurações de frete;
  • Gateway de pagamento; e
  • Painel com os indicadores de desempenho da loja virtual.

Agora, tão importante quanto decidir entre um site ou loja virtual, é saber como cuidar do seu e-commerce. Aproveite para conferir essas dicas valiosas para montar uma loja virtual de sucesso!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ÁREA DO CLIENTE